quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A formação do Reino de Portugal

O Condado de Portucalense:
D.Henrique de Borgonha, nobre de origem franca (francesa),foi dos primeiros cruzados a chegar à P.I. ( Penísula Ibérica), na época da reconquista ( após os mouros invadirem a Penísula Ibérica).
Na época era costume os Cristãos compensarem os cavaleiros, pela ajuda em campo de batalha, atribuindo-lhes terras e atribuindo assimm o seu governo.
A D.Henrique foi-lhe atribuído o condado de Portucalense e foi-lhe dado em casamento D. Teresa filha de D. Afonso VI rei de Leão.
Após D. Henrique morrer e de D. Afonso Henriques derrotar a sua mãe (na Batalha de S. Mamede), ele começou a conquistar terras, não só aos mouros (para sul)mas também a Castela ( para Este).
D.Afonso Henriques perdeu muitas batalhas comprometendo-se a servir o rei de Castela, mas fazendo exactamente o contrário.
D.Afonso não era uma pessoa comprometida e uma dessas vezes em que se viu cercado na cidade de Guimarães disse a Egas Moniz, seu mentor, que fosse dizer aos Castelhanos que jurava lieldade e fidelidade para com o Reino de Castela.




Egas Moniz fez o que o nosso primeiro Rei disse e os Castelhanos abambonaram aquelas terras.


Pouco tempo depois D. Afonso não fez o comprometido e Egas Moniz vendo que não cumprira a sua promessa.
Entregou-se, a ele e á sua família ao rei e o rei comovendo-se, deixou Egas Moniz e a sua família viverem.

E assim se seguiu com o filho de D. Afonso Henriques, D.Sancho que continuou e assim também o fez seu filho D. Afonso II e o mesmo se passou com o seu filho D. Sancho II e assim por adiante até ao final da primeira Dinastia.

Sem comentários:

Enviar um comentário